“Maiores recursos na Lei Orçamentária de 2008 para os italianos no exterior: estes são os resultados concretos do meu mandato”

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u “Estou surpreso hoje, pois após 11 horas de viagem e 10 mil quilometros, esperava poder debater com os outros candidatos da América do Sul. Encontro-me aqui com simpáticas pessoas mas com nenhum dos candidatos. Isto me surpreende”. Este  foi  o comentário de Edoardo Pollastri, candidato a Senador pela América do Sul,  o qual era o único candidato presente na Tribuna Eleitoral da Rai International, onde participaram também os porta-vozes e representantes dos chefes de listas de alguns partidos que concorrem na mesma região.

 

Entrando no mérito das questões relativas à comunidade italiana no exterior Edoardo Pollastri afirmou: “Os italianos no exterior estão cansados de toda esta demagogia. Eles querem resultados concretos, algo de tangível. Este foi sem dúvida nenhuma o meu empenho no Senado, na Comissão de Exterior e no Comitê para as Questões dos Italianos no Exterior”, disse Pollastri.

 

“Uma coisa que eu compreendi atuando no Senado – segue Pollastri – é que sem recursos não se resolvem os problemas de ninguém. Por esta razão o meu trabalho se concentrou em obter maiores recursos para as políticas dirigidas aos italianos no exterior, obtendo resultados comprovados. Na última Lei Orçamentaria eu e alguns outros senadores da Europa conseguimos a aprovação de uma emenda de 18 milhões de euros a mais em relação aos recursos aprovados anteriormente, e de uma outra emenda de 14 milhões de euros, totalizando deste modo um acréscimo de 32 milhões de euros na lei Orçamentária, que servirão para começar finalmente a resolver os problemas das comunidades no exterior, principalmente os problemas ligados à rede consular que apresenta falhas em vários setores. É necessário virar esta página já! A partir do segundo semestre teremos mais funcionários para agilizar os reconhecimentos de cidadania. Os demais recursos serão investidos na difusão da língua italiana e na assistencia médica e escolar dos nossos compatriotas. Estes são resultados concretos, pois sem recursos se faz somente demagogia”.

 

Pollastri insistiu na difícil questão da rede consular: “É uma das maiores prioridades dos italianos no exterior, ela deve funcionar. Mas isto só será possível obtendo maiores recursos. Os últimos governos, até mesmo o de Berlusconi, cortaram os recursos do Ministério de Relações Exteriores. Mas temos de agir diferente. Devemos aumentar os recursos deste Ministério para poder ter, por parte da Itália, uma boa e forte representação no exterior, especialmente – conclui o senador – para poder satisfazer as legítimas exigências dos italianos no exterior”.

 

E’ possivel assistir a Tribuna Eleitoral relativa à América do Sul no link do site da Rai International clicando “Guarda la tribuna elettorale”:

 

http://www.international.rai.it/speciali/elezioni2008/tribune.shtml

 

* Fernando Galuppo é jornalista e assessor de imprensa da campanha de Edoardo Pollastri