Produtos da gastronomia italiana desembarcam no país

 

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Vitrine Calábria chega a São Paulo e Rio de Janeiro, com  programação  que traduz os encantos da tradicional culinária calabresa. Dentre os eventos acontece o Festival da Gastronomia, Workshops, Degustações e Rodadas de Negócios, com o  objetivo de promover, aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas desta Região do Mediterrâneo com o Brasil. O programa é promovido pela Região da Calábria, em parceria com o ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior).

 

Do ponto de vista econômico, Itália e Brasil vêm estreitando as relações nos últimos anos, incrementando o intercâmbio comercial. A Itália busca no exterior a expansão de suas pequenas e médias empresas, já que a demanda interna não comportava mais a escala necessária para reduzir custos e compensar investimentos. Enquanto empresas, em outros países, investem em alta tecnologia para oferecer quantidade a preço baixo, os italianos provam que seus produtos – queijo, vinho, salame, azeite, presunto, conservas etc. – agregam atributos da tradição, expressando valores culturais específicos das regiões de origem.

 

No Festival de Gastronomia Calabresa, dois restaurantes envolvidos no projeto (Vinheria Percussi em São Paulo – 25 a 30 de novembro   e Restaurante Fratelli no Rio de Janeiro – 27 a 30 de novembro) contemplam seus clientes, durante  quatro dias, com cardápios criados com ingredientes e receitas genuínas da região, especialmente trazidos ao Brasil para a ocasião. Em São Paulo,  o chef calabrês Carmelo Flaviano e a chef Silvia Percussi, comandam a cozinha a quatro mãos da Vinheria Percussi. Quem assina a cozinha do Rio de Janeiro é o chef Massimo Torresan, no restaurante Fratelli.

 

Vitrine Calábria trouxe ao país dez empresas com seus destacados produtos, como vinhos, azeites extra virgem, pães, massas, castanhas, conservas em azeite e vinagre, antepastos calabreses, alcaparras, alcachofras, pepinos, “funghi di bosco”, berinjelas, azeitonas, pimentas, tomates secos, patês,  atuns “Yellowfin” (barbatanas amarelas) e derivados da pesca, licores e  água mineral  com nascente na cidade de Grimaldi (província de Cosenza na Calábria).

 

Para diretor no Brasil do ICE- Instituto Italiano para o Comercio Exterior, Giovanni Sacchi, é importante apresentar  a qualidade e a excelência destes produtos “Made in Italy” para os brasileiros. Neste intercâmbio comercial, as empresas não querem só vender, querem vir ao país, investir, produzir, abrir novos mercados. “ Vitrine Calábria irá  mostrar os atributos desta  cozinha aos empresários e consumidores brasileiros”.

 

A delegação calabresa recebeu o apoio, no Brasil, do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, agência do Governo Italiano ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, que através dos seus 160 escritórios espalhados em 85 países,  garante apoio e promove o intercâmbio comercial e  tecnológico entre a Itália em todo o mundo, sobretudo às pequenas e médias empresas e seus consórcios de exportação.