u CURITIBA – PR  A Associação Giuseppe Garibaldi, de Curitiba, realiza hoje (09.11.2007) uma grande festa para comemorar seu 124º aniversário de fundação. O acontecimento faz parte também do programa da entidade relativo às comemorações do bicentenário de nascimento de Giuseppe Garibaldi – o herói dos dois mundos. Durante o evento, segundo anuncia a diretoria presidida interinamente pelo empresário Roberto Gava, diversas personalidades dos mais variados setores da sociedade serão homenageadas com o prêmio “Personalidade de Destaque da Comunidade Italiana Regional”.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A Associação Giuseppe Garibaldi, localizada na parte histórica da cidade de Curitiba, é uma das primeiras obras realizadas pelos imigrantes italianos, aqui chegados no final do século 19. Sua sede, recentemente restaurada depois de ter ficado nas mãos do governo do Estado do Paraná por longos anos, é um marco arquitetônico importante de Curitiba e orgulho da comunidade italiana local’.

Na lista dos homenageados estão nomes conhecidos da comunidade ítalo-brasileira: o empresário Moacir Bogo, de Joinville-SC; o empresário Arnaldo Malucelli, de Curitiba; a presidente da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil, Iracema Moser Cani; o advogado Walter Petruzziello, conselheiro do CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior; o empresário Pasquale Aromatário, de Arapongas-PR; a escritora  Yvone Capuano, de São Paulo-SP; a historiadora Beatriz Pelizzetti, de Rio do Sul-SC; a jornalista Juril de Plácido Carnasciali, de Curitiba-PR; o jurista René Ariel Dotti, também de Curitiba; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacir Vitti; Hilda Culpi Serenato – uma personalidade escolhida pela comunidade de Santa Felicidade (Curitiba-PR); Clotilde Bonatto Scroccaro – uma personalidade escolhida pela comunidade de Umbará (Curitiba-PR); Ângela Milani Corleto – uma personalidade escolhida pela comunidade de Colombo-PR; o jornalista Desiderio Peron, editor da revista Insieme, de Curitiba-PR e o governador do Estado de São Paulo, José Serra.

Do programa constam, além das homenagens precedidas pela execução de hinos, um jantar à italiana e música da Banda Beppi.

Segundo o convite distribuído aos convidados, “a atual Associação Giuseppe Garibaldi, fundada em 1883, foi uma iniciativa de congregação em um mesmo ideal dos imigrantes italianos em Curitiba. O mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela Revolução Farroupilha (1839-1841) no Brasil e pela unificação da Itália. Os imigrantes chegados há pouco e ainda saudosos da Itália, pretendiam de imediato homenagear Giuseppe Garibaldi, erigindo um monumento em sua homenagem, chamado herói dos dois mundos, porém foi impossível, porque vivíamos na Monarquia de D. Pedro II, ligado a famílias imperiais da Europa que Garibaldi lutara. Surge então, a idéia de se organizar uma Sociedade que, perpetuasse o nome do líder e que atendesse a algumas necessidades dos colonos, congregando-os e influindo na sua permanência nos lugares que vinha ocupando no Pilarzinho, Santa Felicidade, Água Verde e outros bairros próximos à Curitiba, e para concretização desse sonho foram convidados os brasileiros. Em dois de Junho de 1883, ela foi constituída e se tornava realidade com o nome de “Societá Giuseppe Garibaldi” di Beneficenza fra gli Italiani dimoranti nel Paraná. A sua legalização demorou ainda um mês, sendo instalada a 1º de Julho de 1883, data considerada oficialmente como de sua fundação. Na prática, a Sociedade permitia compartilhar interesses e necessidades entre os italianos em Curitiba.”

No site mantido pela entidade  há informações históricas importantes: “A Sede da Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi, em Curitiba, foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália. O Palácio, iniciado em 1887, foi concluído em 1904. A fachada, em estilo neoclássico, só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro.

Importante na história do movimento operário paranaense, sediou, em 1906, o I Congresso Estadual, que gerou a Federação Operária no Paraná.Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio foi desapropriado pelo governo, teve uso como Palácio da Justiça e sede do Tribunal Regional Eleitoral.

E somente devolvido à Sociedade em 1962. Em 1988, o Palácio Giuseppe Garibaldi foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, mas continua como sede da Sociedade Garibaldi.”

A Associação Giuseppe Garibaldi, que já foi inclusive sede do consulado geral da Itália, é considerada de utilidade pública desde 1967 e tem como presidente do seu conselho deliberativo o empresário Wladimir Trombini, que comandou o processo de restauração da obra. Seu administrador atual é Fábio Thon e seu endereço fica na Praça Garibaldi, 12, no centro de Curitiba.