Cadorin palestra em Curitiba sobre o projeto ‘Una Rosa per Anita’. Evento prepara o bicentenário de nascimento da heroína

431

Adílcio Cadorin, do Instituto Cultural Anita Garibaldi, estará fazendo palestra na noite desta segunda-feira em Curitiba, na sede da Associação Giuseppe Garibaldi, sobre os projetos para o bicentenário de nascimento da heroína, que ocorrerá em 2021. Cardorin, que é um estudioso da vida e obra de Anita, falará também os sete sepultamentos da mais ilustre catarinense de todos os tempos, com a projeção de imagens originais.

A palestra deverá ter início às 19 horas, conforme informa a presidente da entidade promotora do evento, Cida Borghetti, que recentemente esteve em Santa Catarina – Florianópolis e Laguna – participando de eventos do mesmo gênero. No convite, informa-se que Cadorin vem para convidar oficialmente o Estado do Paraná a integrar-se nas comemorações do bicentenário do nascimento de Anita, cujas principais comemorações estão marcadas para San Marino, na Itália, no Uruguai e no Brasil. “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita” é o nome do projeto a ser apresentado por Cadorin.

“Uma Rosa para Anita” é iniciativa do Museu e Biblioteca Renzi, de San Giovanni in Galilea (Borghi-FC) e tem o objetivo de divulgar e valorizar a figura de Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821 a 1849). O emblema da manifestação é uma planta híbrida de rosa, desenvolvida pelo ex-combatente ‘partigiano’ Giulio Pantoli, de Castiglione de Ravena, que denominou-a de “Anita Garibaldi” e a doou ao Instituto Técnico Garibaldi-Da Vinci, de Cesena. O projeto central tem o apoio da “Associazione Nazionale Veterani e Reduci Garibaldini”, presidido por Anita Garibaldi Jallet, uma descendente direta da companheira de Giuseppe Garibaldi.