Dez anos de Gemellaggio entre Schiavon e Monte Belo do Sul tem programa especial, além de giro ciclístico

CURITIBA – PR – Uma comitiva com cerca de 40 pessoas  do município vicentino de Schiavon, Itália, é esperada neste início de ano em Monte Belo do Sul-RS para as comemorações do décimo aniversário de celebração do tratado de irmandade (Gemellaggio), celebrado entre as duas comunidades. A comitiva, chefiada pela prefeita do município italiano, Mirella Cogo e por diretores da Associação “Mérica Mérica”, é integrada por ciclistas amadores que repetirão o Giro Ciclístico realizado em 2010 ao longo de um trajeto de cerca de 600 quilômetros pelo interior da região da Serra Gaúcha. Dentre os ciclistas está o ex-prefeito de Schiavon, Antonio Bianchi – um entusiasta da realidade ítalo-brasileira.

Segundo informa Moacir Dal Castel, de Monte Belo do Sul e um dos coordenadores do evento, o Giro Ciclístico terá início no dia 6 para terminar no dia 11, quando iniciará, então, o programa especial comemorativo ao décimo aniversário do gemellaggio. Os ciclistas que, inclusive trouxeram da Itália suas bicicletas, voltarão para Schiavon no dia 15.

PATROCINANDO SUA LEITURA

No primeiro dia, o Giro partirá de Monte Bello do Sul e cumprirá 112 quilômetros até chegar em Protásio Alves, passando por Bento Gonçalves, Catiporá, Veronópolis, Vila Flores e Nova Prata.

No segundo dia (7 de janeiro), os ciclistas farão 97 quilômetros, indo de Protásio Alves até Marau, passando por Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá, Casca e Vila Maria.

No dia 8, o trajeto de 82 quilômetros será entra Marau e Carazinho, passando por Passo Fundo.

Dia 9, os ciclistas farão 130 quilômetros, indo de Carazinho a Arvorezinha, passando por Não Me Toque, Victor Graeff e Soledade.

No dia 10, o Giro cumprirá 69 quilômetros entre Arvorezinha e Serafina Correa, passando por Ilópolis, Anta Gorda e Guaporé.

No último dia (11), o trajeto de 108 qiuilômetros será entre Serafina Correa a Monte Belo do Sul, passando por Guaporé, Dois Lajeados, São Valentin do Sul e Bento Gonçalves.

No retorno a Monte Belo do Sul os ciclistas serão recepcionados em programação especial que dará início à celebração dos dez anos de gemellaggio entre o município brasileiro e o italiano de Schiavon. O programa terá continuidade no dia seguinte com um passeio de “Maria Fumaça” e visitas a empresas locais, seguindo-se, dia 13, visitas a Nova Milano, Caravaggio, Caxias do Sul e à vinícola Salton.

A comitiva italiana percorrerá, no dia 14, o interior de Monte Belo do Sul antes da solenidade formal de aniversário e jantar de despedida, partindo de volta à Itália no dia 15. cedo.