Com um recital que que denominou “dolcezza e passione, heroínas do bel canto italiano”, a soprano ítalo-brasileira Ornella de Luca se despede do Brasil para una nova temporada de estudos na Europa, depois de ter vivido, já como profissional, sua primeira temporada de concertos em Curitiba e no interior do Estado. O evento cultural que terá ao piano Thiago Plaça Teixeira, terá início às 19 horas da quinta-feira próxima (23/06), na Capela Santa Maria.

Ornella está completando ano que vem o décimo aniversário de sua entrada na Universidade Mozarteum de Salzburgo, na Áustria, com a nota máxima e o primeiro lugar num concurso mundial de canto. Depois de formada e já ter concluído o mestrado, ela volta ao Velho Mundo para a realização de novos cursos, entre eles um na Itália, onde deverá também interpretar o papel de personagem de uma ópera de Gioachino Rossini.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Enquanto isso, ela organiza “alguns projetos para o ano que vem” como, por exemplo, uma ‘ópera pocket’, dentro de uma ideia que nasceu do sucesso obtido numa sequência de concertos realizados no interior do Estado, principalmente para jovens e crianças.

Em tele-entrevista à revista Insieme, a soprano falou sobre a sua primeira experiência realizada no Brasil após seus estudos em Salzburgo e, apesar de coincidir quase que integralmente com o período da pandemia, se disse feliz com as inúmeras possibilidades que se apresentaram e também com o relacionamento que angariou no meio artístico que antes conhecia apenas como aluna da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Por diversas vezes ela foi a voz de Curitiba em eventos oficiais promovidos pela Prefeitura Municipal em datas festivas como o Natal.

Uma quase parceria com o coro exclusivamente formado por vozes masculinas Ottava Bassa, que ela sequer conhecia por ter sido formado em 2017, foi um dos bons “acidentes de percurso” da temporada. Entre outras apresentações, ela foi convidada para o concerto do Aniversário da República Italiana, no dia 3 de junho, na Sociedade Garibaldi.

Segundo Ornella, um de seus sonhos é morar na Itália. Quanto à sua vida de artista, a jovem soprano diz que seu trabalho, hoje, é sua paixão. Então “não trabalho nunca”, pois todos os dias faz exatamente o que gosta de fazer.

No recital de quinta-feira, segundo Ornella, será oferecida aos presentes uma pequena amostra do trabalho que está sendo organizado para a próxima temporada. Ornella e o pianista Thiago Plaça Teixeira escolheram peças de suas preferências para o recital cujos ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00 (meia-entrada R$ 10,00) na bilheteria da própria Capela ou em minhaentrada. Num solo de piano, Thiago vai interpretar peça de Franz Liszt baseada em temas famosos da ópera, entre elas Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizetti.