“Em São Paulo, em breve eliminaremos as filas da cidadania”, diz Ricardo Merlo aludindo vídeo do cônsul La Rosa. É “a mãe de todas as batalhas”


“As filas em São Paulo são um problema que nossos concidadãos no Brasil e seus descendentes sempre reclamaram”


 

Em nota que acaba de chegar à redação de Insieme, o senador Ricardo Merlo, subsecretário para os italianos no mundo da Farnesina, assegura que a continuar o ritmo atual dos trabalhos “nos próximos três ou quatro anos seremos capazes de zerar a fila de espera em São Paulo”. E mais: “Continuaremos assim também nas outras Circunscrições Consulares ”.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Merlo, que em outubro de 2017 participou do protesto organizado na Avenida Paulista, diante do Consulado Geral da Itália em São Paulo, se refere ao combate às filas da cidadania como “a mãe de todas as batalhas” e elogia o comportamento do cônsul Filippo La Rosa, que recentemente convocou enfileirados através de vídeo nas redes sociais, pois o considera “um exemplo de paixão, dedicação e eficiência”.

A nota otimista de Merlo coincide com a data de publicação de edital de convocação de enfileirados em Curitiba que aguardavam desde novembro a chamada e que agora deverão se submeter ao novo rito imposto por um ‘vademecum’ que em tese deveria obrigar todos os consulados do Brasil a adotar o mesmo procedimento.

“Começamos a seguir um caminho que – diz o subsecretário – estou convencido, nos levará a resolver definitivamente o problema”. Veja a íntegra do comunicado, divulgado em língua portuguesa:

A MÃE DE TODAS AS BATALHAS | Brasil, Subsecretário Merlo: “Em São Paulo, em breve eliminaremos as filas da cidadania”

Um aviso importante vem do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Brasil. O anúncio foi feito pessoalmente pelo cônsul-geral, Filippo La Rosa, por meio de um vídeo publicado no Twitter: estão abertas as chamadas para todos os que estão na lista de espera para os anos de 2008, 2009 e 2010 sobre a reconstrução da cidadania italiana e, portanto, o reconhecimento da mesma.

“As filas em São Paulo são um problema que nossos concidadãos no Brasil e seus descendentes sempre reclamaram. Assim como na rede consular, nosso compromisso de melhorar o que não está funcionando é máximo e aqui também a inversão de tendência é clara. Já começamos a eliminar as filas no consulado de San Paolo sobre as práticas de cidadania italiana “.

“Há mais – sublinha o expoente do governo italiano- : estou convencido de que, continuando no ritmo atual – e mais – buscando acelerar ainda mais o trabalho, nos próximos três ou quatro anos seremos capazes de zerar a fila de espera em São Paulo. Continuaremos assim também nas outras Circunscrições Consulares ”.

“Segundo muitos observadores, a situação dramática das filas no Brasil parecia impossível de resolver. No entanto – observa o subsecretário Merlo, em conclusão -, juntamente com o cônsul Filippo La Rosa, que considero um exemplo de paixão, dedicação e eficiência, começamos a seguir um caminho que, estou convencido, nos levará a resolver definitivamente o problema”.