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A nova rota marítima é resultado da parceria entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e a armadora italiana Grimaldi

 

u O Porto de Paranaguá inaugurou uma conexão direta com Angola, na África. A nova rota marítima é resultado da parceria comercial entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a armadora italiana Grimaldi e representa a atração de um novo e promissor mercado, seguindo a tendência mundial de ampliar negócios com países africanos.

 

Segundo o diretor de operações da Grimaldi, Miguel Malaguerra, a escolha do Porto de Paranaguá para a nova linha comercial foi natural. “Paranaguá está no coração da Grimaldi e é hoje um importante ponto de escoamento de produtos e, como tal, teria que ser um dos pontos escolhidos para escalar navios para a África”, disse o armador.

 

“Nos esmeramos para que o Porto tenha uma maior qualidade de mercadorias e atraia mais clientes. O crescimento de Paranaguá inclui a fidelização de novas linhas e essa nova rota que liga Paranaguá a Angola traz um incremento de cargas ao Porto e representa a confiança que o porto tem no comércio exterior”, declarou o superintendente da Appa, Eduardo Requião.

 

As negociações entre Brasil e Angola são antigas, no entanto, o desenvolvimento das trocas comerciais exigiu uma conexão direta entre os dois países. “Este é momento ideal de abrir uma linha direta para a África. Após a guerra civil, o país tornou-se um mercado promissor, assim como toda a África. O produto brasileiro é adequado à países em desenvolvimento como Angola, para onde são enviados tratores, caminhões e ônibus em virtude das boas condições rodoviárias do país”, comentou Malaguerra.

 

O gerente para assuntos institucionais e governamentais da Volvo, Carlos Ogliari, disse que a empresa já atua com o mercado angolano e que a rota fidelizada trará benefícios para a montadora. “Enviamos entre 30 e 40 caminhões por mês para Angola, basicamente utilizando o Porto de Paranaguá e os navios da Grimaldi. Estas mudanças são um ponto muito positivo para nós que utilizamos o Porto de Paranaguá”, comentou Ogliari.

 

Central de negócios – Inicialmente, a previsão é a chegada de um navio por mês para embarque de veículos com destino a Angola. Segundo a Appa, assim que operações com outras cargas sejam incrementadas, as atracações acontecerão a cada semana. Para Ogliari, a regularidade da rota e a possibilidade das atracações tornarem-se semanais servirão como novos argumentos para ampliar os negócios com o país africano. “Este pode ser um novo diferencial que impulsionará nossas vendas”, avaliou.

 

Conforme explicou Eduardo Requião, a partir das atracações semanais, o Porto planeja montar uma central de negócios para que pequenas e médias empresas compartilhem contêineres com destino a portos fidelizados, como é o caso de Angola. “Com a nova conexão, vamos oferecer o compartilhamento de contêineres. As pequenas e médias empresas terão apoio do Porto para a abertura desse novo mercado”, garantiu o superintendente da Appa.

 

Agilidade – As operações da Grimaldi no Porto de Paranaguá já acontecem, em média, semanalmente, com embarques e desembarques de veículos, contêineres, ônibus, tratores, caminhões e colheitadeiras para vários portos do munod. Para Angola, a armadora continuará utilizando a agilidade e eficiência dos navios tipo roll-on-roll-off, que conta com rampa na popa ou na proa, por onde os veículos entram e saem de bordo diretamente para o cais.

 

“Temos essa preferência porque evitamos congestionamento. Com a nova linha, um ônibus que demorava entre 40 e 50 dias para ser entregue passará a ser entregue em 10 dias. Nos últimos anos, as exportações de produtos brasileiros para regiões não-tradicionais como a África registraram crescimento médio de 40%. Angola, por exemplo, teve incremento de mais de 60%”, finalizou Malaguerra.