Os números de produção e venda apresentam leve oscilação no mês de julho, mas não interferem no crescimento contínuo do setor

PATROCINANDO SUA LEITURA

 u A indústria brasileira de motocicletas apresentou leve oscilação nos números referentes à produção e vendas de julho último. Segundo a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o setor fechou o mês com 110.566 motocicletas produzidas, um decréscimo de 21,7% se comparado ao mês anterior. A queda registrada na produção foi acompanhada pelo desempenho das vendas ao mercado interno com 98.042 unidades vendidas, volume 18,7% menor em relação a junho. As exportações, no entanto, registram saldo positivo, com 42,2% de aumento, com 17.563 peças exportadas, contra 12.374 de junho.

Segundo Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da entidade que congrega as montadoras de motocicletas, os números de produção, vendas e exportações obedecem aos parâmetros previstos pela entidade. “As variáveis apontadas traduzem as mesmas oscilações encontradas nos anos anteriores, com queda no mês de julho e a perspectiva de recuperação já no próximo período. Contudo os totais acumulados demonstram que os prognósticos feitos por época do fechamento do semestre permanecem acertados, mantendo-se um crescimento da ordem de 19% para este ano”, declara.

No comparativo entre os meses de julho deste ano e do ano anterior houve um crescimento de 20,1% representado pelas 98.042 sobre as 80.123 unidades registradas no mesmo período do ano passado. A produção aponta 110.566 unidades em julho, 22,4% superior às 92.055 motocicletas produzidas em julho de 2006.

As exportações surpreenderam com um leve aumento de 10,5% registrado sobre o mesmo mês do ano passado, 17.563 sobre 15.900. “Os números de exportação, embora apontando uma leve subida, não traduzem, contudo, inversão da tendência de queda prevista para o mercado exterior”, disse Takeuchi.

Mesmo registrando uma leve queda de produção e vendas no mês de julho, o saldo continua positivo, projetando a continuidade de crescimento e a consolidação do segmento no setor de transportes. O levantamento dos meses de julho dos últimos quatro anos mostra vendas de 62.106 unidades em 2004, 55.039 em 2005, um salto para 80.123 já em 2006, chegando às 98.042 motocicletas no ano em curso.

A produção repetiu esses resultados, sempre com uma pequena depressão durante o mês de julho, ocasionada pela incidência de férias nos setores de produção e um recrudescimento nas vendas por conta do inverno mais rigoroso na região Sul.

 

Salão Duas Rodas

A proximidade de mais uma edição do Salão das Duas Rodas, evento setorial de grande importância, apresentará produtos de força tecnológica ímpar, além das inúmeras novidades em veículos, acessórios e equipamentos. As montadoras associadas a ABRACICLO preparam suas apresentações e de seus produtos para um público que deverá superar as 200 mil pessoas presentes em 2005.