PATROCINANDO SUA LEITURA

 

 

 

 

 

 Crescimento acumulado da produção no semestre representa 23,1% e exportações também surpreende

u A expectativa de crescimento da produção e de vendas no mercado interno do setor de veículos duas rodas para este ano já se concretizou no primeiro semestre, de acordo com as estatísticas da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Durante os primeiros seis meses do ano, o setor produziu 876.508 motocicletas, contra 711.937 mil unidades produzidas no mesmo período do ano passado, o que representa aumento de 23,11% do volume de produção. No mesmo período, as vendas no mercado interno foram de 790.486 unidades, contra 628.214 unidades comercializadas de janeiro a junho de 2006. Isto representa aumento de 25,83% das vendas do semestre entre os dois anos. Só no último mês, foram vendidas 120.606 motocicletas no mercado interno. Se comparado com as vendas do mês de junho de 2006 em que foram comercializadas 103.270 mil unidades, o incremento foi de 16,8%.

“Os números positivos demonstram que atualmente a motocicleta vem, cada vez mais, sendo encarada pelos brasileiros como meio de transporte eficiente, principalmente pela grande abrangência de utilização adotada por seus condutores, confirmando as previsões de crescimento setorial feita para 2007”, disse Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo.

Depois de um período de queda, as exportações reagiram e apresentaram crescimento 56,5% com 12.347 mil unidades vendidas em junho. Apesar desse crescimento o semestre fechou com uma queda de 32,1% em relação ao ano anterior.

No último mês, 141.208 motocicletas foram produzidas, contra pouco mais de 156.688 mil unidades do mês anterior, uma pequena queda de 9,9%, neutralizada pelos dois dias úteis a menos no mês de junho. Para o segundo semestre acredita-se que o ritmo de crescimento será mantido.

Motociclista Consciente Evita Acidente

Para comemorar a semana do motociclista, a Abraciclo, em parceria com a AutoBAn e a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – realizará, entre os dias 23 e 27 de julho, um pedágio educativo nas Rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera, Raposo Tavares e Castelo Branco .

A ação tem como principais objetivos conscientizar os motociclistas sobre formas de condução segura nas estradas, reduzir o número de acidentes e verificar o estado de conservação das motocicletas.

No pedágio, além de assistir a uma mini-palestra e a um filme sobre pilotagem defensiva e de imprudências filmadas pelas câmeras nas rodovias, os motociclistas ainda recebem lanches e sucos e concorrem a brindes.