Média diária de vendas em abril cresceu 2,4% sobre a registrada em março, apesar da pequena redução no volume produzido no mês

PATROCINANDO SUA LEITURA

u A indústria brasileira de motocicletas manteve em abril o ritmo de crescimento verificado desde o início de 2007 e fechou o quadrimestre com aumento de 31% nas vendas. Apesar da diminuição de 9,9% sobre a produção do mês de março, que teve 22 dias úteis, em abril foram produzidas 142 mil e 17 unidades em 20 dias úteis. Quando comparados números da média diária de vendas, o crescimento de abril sobre o mês anterior foi de 2,4%, segundo dados da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Já no comparativo entre os meses de abril de 2006 e 2007, também houve crescimento da ordem de 26,9%. Em abril de 2006 foram produzidas 111 mil e 883 motocicletas.

“Os números registrados não sinalizam tendência de queda da produção e de vendas para os próximos meses. Pelo contrário, continuaremos a crescer conforme as expectativas do setor”, afirmou Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo.

As vendas no mercado interno em abril totalizaram 133 mil e 320 motocicletas, contra 143 mil 142 unidades comercializadas no mês anterior, uma diminuição de 6,9%. No entanto, quando comparados os meses de abril de 2006 e 2007, os dados do mercado interno apresentaram um aumento de 34,3%.

Ainda segundo o presidente da entidade, as vendas continuam demonstrando a alta aceitação da motocicleta como veículo racional, principalmente na região norte e nordeste do país. “Ao contrário do que a opinião pública imagina, o número da frota duas rodas cresceu, nos últimos oito anos, somente 181% em São Paulo, enquanto na região norte o crescimento foi de 590% e na região nordeste de 372%. Este crescimento é uma demonstração clara do incremento dos transportes nacionais naquelas regiões”, afirma Takeuchi

Exportações – Com o real forte frente ao dólar, as exportações de motocicletas vêm sofrendo queda. Em abril deste ano, 6.748 motocicletas foram exportadas, número 30,5% inferior ao do ano passado, quando 9.717 unidades foram comercializadas no mercado externo.

Na comparação do volume de exportações registrado em abril deste ano em relação a março, o número também é inferior. No mês de março foram exportadas 10.626 motocicletas, o que significa diminuição da ordem de 36,5% do volume comercializado no mercado externo.