Comodidade, melhoria na partida, dirigibilidade do veículo a frio e contribuição ao meio ambiente com redução das emissões: o reservatório de gasolina do sistema flexfuel está com seus dias contados

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Melhor controle de emissões durante a partida e a fase de aquecimento do motor de modo a atender aos novos limites do Proconve PL5, norma que entra em vigor a partir de 2009. Significativa redução da complexidade do sistema, já que é o substituto do tradicional reservatório de partida a frio com gasolina e outros diversos componentes envolvidos, entre 25 e 30. Melhoria de partida e dirigibilidade a frio. Possibilidade de comercialização em qualquer país que venha a adotar o etanol como combustível em alternativa ao petróleo.

Razões não faltam para que o mercado comemore a chegada, em breve, do ECS®Ethanol Cold System – da Magneti Marelli, tecnologia que permite a realização da partida do motor com 100% de álcool a baixas temperaturas, dispensando o reservatório adicional de gasolina encontrado nos carros flexfuel atualmente à disposição no mercado brasileiro.

O princípio de funcionamento é baseado no aquecimento controlado de uma parte de combustível que, injetada na câmara de combustão, garante a partida do motor com 100% de álcool mesmo com temperaturas de até 5°C negativos.

De modo a atender características como lay out, performance e geometria do coletor e cabeçote do motor, o ECS® da Magneti Marelli conta com três versões: Flauto Mágico, Auxiliary Fuel Rail with 5th Injector e Mixture Preparation System (para carros E85 utilizados na Europa). Cada uma adeqüada a um tipo de motor específico, e pode ser adaptada a uma configuração de injeção flex existente, sem a necessidade de mudanças radicais de produto por parte das montadoras.

Outro fator importante é que ao ser desenvolvido para uma determinada família de motores, o ECS® necessita somente de calibração para os novos veículos que utilizarem o mesmo propulsor.

Evolução do programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina aditivada ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor, o SFS®Software Flexfuel Sensor – tecnologia que deu a Magneti Marelli o título de pioneira no lançamento do sistema para veículos de passeio e liderança no fornecimento às montadoras –, o ECS® nasce, igualmente, genuinamente brasileiro.

De acordo com Silverio Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Sistemas Automotivos e representante do Grupo Magneti Marelli no Mercosul, o sistema está em teste e algumas montadoras já manifestaram interesse. “O lançamento do ECS® no mercado nacional está previsto para veículos modelo 2009”, comenta.

O sistema ECS® poderá também ser utilizado no segmeto bi-combustível de veículos de duas rodas, pois as mesmas considerações gerais do dispositivo são válidas para a tecnologia SFS® SIM – Sistema de Injeção Eletrônica para motocicletas com tecnologia flex. “Será preciso apenas adaptá-lo a configuração do motor da moto”, explica Bonfiglioli.

Nos quatro anos de pesquisa já foram gastos aproximadamente R$ 7 milhões no desenvolvimento das várias soluções do ECS®.