Empresa realiza formatura da terceira turma da Escola Formare da unidade de Lavras, Minas Gerais

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u BELO HORIZONTE – MG – A unidade Lavras da Magneti Marelli realizará no próximo dia 16 de agosto, às 19h00, a solenidade de formatura de 19 jovens da escola Magneti Marelli Formare no Clube da ABR Cofap, em Lavras, MG.

Durante um ano, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas com ênfase em comunicação, qualidade, organização industrial e comercial, desenho mecânico, ajustagem mecânica, hidráulica, pneumática e tecnologia da montagem. Além das aulas técnicas, os jovens também contaram com aulas de inglês, saúde, educação física, entre outras.

Dos 19 formandos, um já foi admitido pela Magneti Marelli e os demais tiveram seus currículos divulgados entre as empresas da cidade por meio do próprio departamento de Recursos Humanos da Marelli. “Nosso objetivo é preparar os jovens para oportunidades de emprego no mercado local. Mesmo que não seja possível o início da vida profissional em nossas instalações, nos esforçamos para que eles consigam ser inseridos em vagas disponibilizadas por empresas parceiras”, comenta Giusepe Giorgi, diretor de Recursos Humanos da Magneti Marelli Mercosul.

Para uma das formandas da terceira turma do projeto Formare, o curso superou suas expectativas. “Participar da escola Formare fez com que eu tivesse um olhar diferente do mercado e me ajudou a enxergar a real possibilidade de inserção e crescimento profissional. Estou mais madura e pronta para competir por uma vaga de trabalho”, afirma Ariane Pereira.

A formatura contará com a presença de pais, professores, paraninfo, representantes da Magneti Marelli e outras empresas de Lavras. Durante o evento será apresentada a nova turma do Projeto Formare. Após o cerimonial, haverá um coquetel para todos os convidados.

O Formare está presente em cinco unidades fabris do Grupo Magneti Marelli (Lavras, em Minas Gerais, Hortolândia, Amparo, São Bernardo e Mauá/Santo André, em São Paulo). Com a formatura de mais uma turma, sobe para 120 o número de jovens de baixa renda beneficiados pelo primeiro grande projeto social estruturado pela Marelli no Brasil.

 

O Projeto (www.formare.org.br )

O Projeto Formare, criado pela Fundação Iochpe em 1988, tem como objetivo principal formar jovens aproveitando o know how de grandes empresas e proporcionar chances de emprego aos adolescentes de baixa renda das comunidades onde suas fábricas estão inseridas. Atualmente é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais. Dos mais de 4.500 jovens que passaram pelo Formare, 85% estão empregados.

Com base neste projeto, a Magneti Marelli está beneficiando, desde fevereiro de 2004, jovens carentes com escolas profissionalizantes instaladas em diversas unidades do grupo, em São Paulo e em Minas Gerais.

As escolas Formare da Magneti Marelli prevêem a qualificação e a formação dos alunos por meio de aulas ministradas por colaboradores voluntários da empresa. Estes ‘professores-funcionários’ recebem um treinamento específico e se tornam aptos a transmitir seus conhecimentos para os adolescentes.

Os alunos, que são selecionados na comunidade por meio de provas, entrevistas e visitas domiciliares – que atestam sua verdadeira necessidade em participar do projeto – recebem todos os benefícios para que possam freqüentar as aulas de maneira satisfatória, como transporte, bolsa auxílio, refeição, assistência médica, entre outros.

Depois de concluir o curso, o aluno está apto a ingressar no mercado de trabalho podendo vir até a fazer parte do quadro de funcionários da Magneti Marelli, dependendo do número de vagas disponíveis na empresa e também da idade do candidato, além de outros critérios classificatórios.

 

Grupo Magneti Marelli no Brasil

O Grupo Magneti Marelli, empresa de capital italiano, é uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo e está presente no Mercosul desde 1978. Hoje, com mais de 6 mil colaboradores, é líder de mercado em sistemas de injeção eletrônica, escapamento, suspensão, camisas de cilindro e amortecedores e atua ainda no segmento de iluminação automotiva – faróis e lanternas – e na área eletrônica, fabricando quadros de bordo, módulos gerenciadores de funções e telemática.

Fechou o ano de 2006 com faturamento total de aproximadamente R$ 1,5 bilhão e projeta um aumento de 12% em 2007, superando R$ 1,6 bilhão no total de faturamento de suas cinco unidades de negócios.

 

Formatura da escola Formare de Lavras

16 de agosto de 2007, quinta-feira

19h00

Clube ABR Cofap

Rua Rosa Kasinski, nº 865, Lavras, Minas Gerais