u CURITIBA – PR – Organização do Consulado Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina e do Instituto “Fondazione Italia”, o duo Cortese & Cionek vai realizar, de 21.10 a 09.11.2007, cinco concertos com entrada franca ao público em cidades dos dois Estados.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Vincenzo Cortese (tenor) e Ben Hur Cionek (piano) apresentam “Música Mediterrânea, com obras de Pergolesi, Caldara, Gastaldon, Chopin, Puccini, Cottrau e Tosti.

Os concertos começam pela cidade de Brusque (21.10 – Teatro do Centro Empresarial – Rua Pedro Werner, 180 – centro, às 19 horas), depois será a vez de Curitiba (25.10 – no Centro Cultural Dante Alighieri – Rua Dês. Westphalen 15 – térreo, início às 20h30min). Depois será a vez de Joinville (27.10 – Sociedade Cultural Lírica, Rua Max Colin 1483, início 10h30min), seguindo-se a Lapa (30.10 – Teatro São João, Praça General Carneiro s/n, com início às 19 horas). A série de concertas será finalizada em Florianópolis (09.11 – Teatro Álvaro de Carvalho – Rua Mal. Guilherme, 26 – Centro, início às 19 horas).

O programa dos concerto inclui as seguintes músicas: Se tu m´ami (D.G. Pergolesi), Alma del Core (A. Caldara), Musica Proibita (S. Gastaldon), Noturno Op. 9 n. 1 (F. Chopin), Ch’ella mi creda e Lucevan lê stelle (G. Puccini), Santa Lucia (T. Cottrau), L’ultima Canzone, Marechiaro, Ideale, A vucchella (F.P. Tosti), Polonesa Op. 44 (F. Chopin), e Nostalgia Napoletana (T. Cottrau).

Mais informações podem ser obtidas pelo fone 041-3883-1771.

 

 

VINCENZO CORTESE Tenor e violonista clássico – Vincenzo é natural de Nápoles, Itália, e foi nesta bela cidade que se formou em violão clássico no Conservatório San Pietro A Majella. Realizou várias tournées internacionais com o duo violonistico Cortese/Palazzo, com igual sucesso de público e de crítica.

Mudou-se para o Brasil e estudou canto em São Paulo, com a professora Leyla Farah e com os sopranos Antonietta Pastori (Itália) e Neyde Thomas (Brasil). Aperfeiçoou seu canto em cursos ministrados pelos tenores Carlo Bergonzi (Academia Verdiana – Busseto) e Carlo Bini (Pistoia).

Atualmente, prepara seu repertório com a professora Neyde Thomas (Curitiba).  Atuou em diversas óperas: “Don Pasquale” e “Lucia de Lammermoor” de G.DONIZETTI; “Rigoletto”, “La Traviata”, “Macbeth” e “Il Trovatore” de G.VERDI; “Colombo”, “Lo Schiavo” e “Il Guarany” de CARLOS GOMES; “Carmem” e “Le Pecheurs de Perles” de G.BIZET; “La Vestale” de G.SPONTINI; “L’Arlesiana” de CILEA; “Madame Butterfly”, “Tosca”, “Trittico”(Gianni Schichi), “La Bohèmme” e “Manon Lescaut” de G.PUCCINI e “Carmina Burana” de CARL ORFF. Participou como tenor solista nos oratórios “A Paixão Segundo São Mateus” de BACH e a “Missa em Sol Maior” de SCHUBERT; e também com igual sucesso apresentou-se nas vesperais líricas e atividades comemorativas dos Teatros: Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Na gravação do CD “Madrigale Vocale Canta Padre Penalva”, foi solista na Missa “Ágape II”.

Este ano, participou de dois Concertos de Gala, um em comemoração à Festa Nacional da Itália, no Canal da Música, e o outro em comemoração ao Bicentenário do Nascimento de Giuseppe Garibaldi, no Teatro Guaíra. Recentemente, em agosto 2007, atuou na ópera “La Traviata”.

Apresentou-se nos Teatros: Municipal de São Paulo, Municipal do Rio de Janeiro, Municipal de Santo André, Guaíra, Guairinha, Dom Pedro II, Auditório Cláudio Santoro, Memorial da América Latina e em diversos espaços culturais.

No Brasil, cantou sob a regência dos maestros: Alessandro Sangiorgi, Roberto Tibiriçá, Júlio Medaglia, Roberto Duarte, Flávio Florence, Jamil Maluf, Norton Morozowicz e Andrea Di Mele. Atuou sob a direção cênica de Maurice Vaneau, Gabriel Vilella, Hamilton Vaz Pereira, George Takla e Ludek Golat.

 

BEN HUR CIONEK – Formado em Bacharelado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1993, condecorado como melhor aluno. Nos anos de 1994 – 1996 realizou os estudos de Pós-graduação em Interpretação Pianística (obras de Chopin) na Academia Frederic Chopin em Varsóvia-Polônia.  No ano 2001 concluiu o mestrado na área de Música e Interpretação Pianística na Western Michigan University, Kalamazoo, Estados Unidos da América, onde foi Assistente, lecionando o Curso Fundamentos Pianísticos (segundo instrumento) lecionado através de teclados para grupos; Foi também Preparador técnico de opera e acompanhou Corais, Orquestras, grupos de música de Câmera, apresentações operísticas.

Tem se apresentado em concertos no Brasil, Europa e EUA. Foi convidado para ser acompanhador oficial de Festivais de Música de Londrina e Oficina de Música de Curitiba. Atualmente está lecionando o piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Ben Hur é “Bicho do Paraná”, título adquirido pela Rede Globo de Televisão Paranaense em 1995. Foi aprovado e convidado a realizar o curso de doutorado em música de câmara e trabalhar como assistente na Arizona State University.