O maior banco italiano encerra sua representação no Brasil

O sistema capilar financeiro com DNA Itália sofre importante baixa no Brasil. Depois de atuar no país por mais de 50 anos, o Unicredit, maior banco italiano,  fecha seu escritório de representação na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. O banco não divulgou nenhum  comunicado oficial a respeito desse assunto, mas Insieme apurou que o encerramento as atividades não está relacionado com o agravamento da emergência Covid 19 no Brasil, uma vez que a decisão foi tomada no inicio de março deste ano.

Edifício onde ficava a sede do Unicredit na Avenida Paulista – São Paulo (reprodução google)

Em São Paulo, a representação do Unicredit contava com o apoio da estrutura  do banco  sediada em Nova York  no direcionamento de operações de crédito para empresas italianas com negócios no Brasil. Com o fechamento do escritório da Avenida Paulista, o Unicredit também deixa de aparecer no mapa sul-americano, uma vez que não há outra atividade do banco no continente.

PATROCINANDO SUA LEITURA

No final de 2019, o banco, com sede central num imponente edifício em Milão,  já havia anunciado um novo plano com validade  até 2023, prevendo o corte de 8.000 postos de trabalho (-12%) e o encerramento de 500 agências (-17%.).

Na Itália, neste momento de retomada da atividade econômica, o Uncredit tem colaborado com os governos das Regiões na oferta de linha de créditos para pequenas e médias empresas. Na Região Puglia, por exemplo, essa  disponibilidade  superou 33 milhões de euros (R$ 198 milhões).   

Outra visão do edifício sede do maior banco italiano. (Reprodução Google)