NOVA TRENTO – SC – A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com diversas entidades e apoiadores do município promoverá um evento exclusivo nesta quarta-feira, 14 de dezembro: trata-se da palestra com o sociólogo italiano e um dos maiores pesquisadores sobre emigração trentina no Brasil, Renzo Maria Grosselli, que vem acompanhado por sua esposa, a neotrentina, Ivette Marli Boso, também pesquisadora linguística sobre o dialeto praticado no Brasil. O evento inicia às 19h30min desta quarta-feira, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, e contará também com a presença de outros pesquisadores da área.
Além da palestra sobre emigração, os participantes conferem uma exposição de quadros de artistas neotrentinos, bem como uma exposição de fotos dos participantes do Curso de Noções Básicas de Fotografia, cujas aulas foram ministradas no mês de junho, em Nova Trento. Para Nova Trento e região, será um momento de intensa cultura, com a valorização da história e das tradições trentino-italianas.
Sobre Renzo Grosselli e Ivette Boso
Renzo Maria Grosselli é sociólogo, doutor em História e já publicou dezenas de livros de cunho histórico-antropológico sobre a emigração trentina e italiana no mundo e, particularmente, para o Brasil. Escreveu também alguns livros de poesia e trabalhou no campo da história oral. Atualmente trabalha como jornalista no jornal “LAdige”, de Trento, Itália. Ivette Marli Boso, esposa de Grosselli é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Trento (Itália). Tem um livro publicado intitulado “Noialtri chi parlen tuti em talian”, resultado de sua pesquisa sobre o dialeto italiano praticado no Brasil e, em especial, em Nova Trento.
Alguns livros de Renzo Maria Grosselli
– Vincere o Morire – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane – Santa Catarina 1875-1900 – Trento 1986.
– Colonie Imperiali nella Terra del Caffè – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane Espírito Santo 1874-1900 – Trento 1987.
– Dove cresce laraucaria. Dal Primiero a Novo Tyrol – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane Paraná 1874-1940 – Trento 1989;
– Da schiavi bianchi a coloni. Un progetto per Le fazendas – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane São Paulo 1875-1914 – Trento 1991.