Na Praça da Imigração, em Farroupilha-RS, a placa que homenageia as três primeiras familias italianas que chegaram ao Rio Grande do Sul. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

PATROCINANDO SUA LEITURA

CURITIBA – PR – A Câmara Municipal de Serafina Correa, no Rio Grande do Sul, realiza nesta tarde de segunda-feira (19.05.2014) sessão especial para celebrar o Dia da Etnia Italiana no Estado, que transcorrer amanhã, conforme recomendação feita a todos seus associados pela Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul – Fibra.
A sessão, com o apoio do Executivo, terá início às 18 horas na sede do Legislativo Municipal, dentro do espírito de “fomentar os elementos culturais para manter a memória sempre viva” e de “ promover a preservação de uma identidade cultural, resgatando as raízes, o modo de vida, hábitos, expressões, manifestações e costumes dos antepassados”. Todos os habitantes do município foram convidados a comparecer ao evento.
A etnia italiana tem sua data nacional em 21 de fevereiro, conforme estabelece lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República em 2008. Entretanto, no Rio Grande do Sul, por lei estadual de 2001, a data é comemorada dia 20 de maio – data que registra, no ano de 1875, o início da colonização italiana no Estado com a chegada a Nova Milano dos primeiros 86 imigrantes .
Conforme recomendou já em abril o presidente da Fibra, Paulo Massolini, a data de amanhã deve ser comemorada com manifestações públicas onde for possível. Ele recomenda em carta escrita em dialeto “talian” (mistura de dialeto vêneto com outras formas dialetais italianas e mais o natural acréscimo do português brasileiro):
“Semo drio rivar a 20 de maio GiornoDela Etnia Italiana ntel Rio Grande do Sul.
Par noantri ze importante perche ze una comemorassion lei 139 ani dela imigrassion italiana nel Rio Grande do Sul. Bisogna che tuti quanti, d’ una maneira o nantra, stighe assion e ze ora de moverse fora e far impegno par selebrar la saga, la memòria e la stória dela imigrassion. Esémpio:
-Trovar un consiliere comunal (vereador) par far una Session Spessial, o sinó Session Solene ntela camara.
– Parlar con el Sinado, o Assessore de Educassion, o Cultura para far un movimento con i bambini e zovani in scola.
– Ciapar la tersa età e far canti in giro nela cità.
– Domandar ai preti  par far la messa, o sinó pastori par far la preghiera in Talian.
– Catar fora el maestro del Coro che insegna i bambini par far manifestassion con la mùsica.
– Domandar a quei, che fà ràdio o giornale par spaiar bone storie e notìssie.
– Corégher drio a le Socetà e Entità italiane par far una sera cultural o sinò un filò.
Insoma, tuti pol far qualche cosà e questo ze nostro desidèrio perche semo quel che semo grassie a la nostra ereditarietà e dei valori che gavemo ricevesto dei nostri bravi antenati. Salve 139 ani dela imigrassion italiana e taliana ntel Brasil. Un strucon a tuti.”