Trentinos catarinenses e paranaenses preparam uma grande Gincana Jovem para Blumenau

PATROCINANDO A SUA LEITURA

u BLUMENAU – SC – Aproveitando o clima da 12ª Festitália, jovens dos Círculos Trentinos do Paraná e Santa Catarina realizarão em Blumenau-SC, nos dias 16 e 17 de julho, os primeiros “Giocchi dei Circoli trentini Brasile Centro – Santa Catarina e Paraná”.  O evento – uma grande gincana – terá início logo após a realização de outro grande evento trentino: a solenidade que deverá reunir mais de 2.000 interessados em assinar opção de cidadania, primeiro passo para o reconhecimento da cidadania italiana de descendentes de imigrantes de territórios antigamente pertencentes ao império Áustro-Húngaro.

 

Segundo informa Giovanna Panini, presidente do Círculo Trentino de Blumenau e uma das coordenadoras dos jogos, o evento deverá reunir em torno de 300 jovens e acompanhantes dos dois Estados. A gincana, segundo ela,  “além de objetivos culturais e de inter-relacikonamento para aprofundar amizades e troca de informações entre os desdencentes de italianos, beneficiará entidades filantrópicas das cidades de origem dos participantes”.

 

A cidade de Blumenau foi escolhida como sede pela sua localização estratégica em meio aos diversos Círculos Trentinos da região e também por causa da Festitália e o evento da assinatura do juramento da cidadania italiana, que contará com a presença de todos os presidentes dos Círculos Trentinos do Brasil, autoridades e também de representantes da Província Autônoma de Trento e da Associação Trentini nel Mondo.

 

Conforme informa Elton Stolf, de Curitiba, as equipes serão formadas através de sorteio com 13 integrantes de cada um dos 19 Círculos da Região centro (Santa Catarina e Paraná). A formação das equipes através de sorteio tem por objetivo evitar grupos já formados e criar novos laços de amizade. Todos os integrantes dos Círculos trentinos inscritos serão divididos em 11 equipes com no máximo 25 participantes. Cada equipe participante receberá o nome de uma das 11 regiões de Trento, na Itália. A comissão organizadora é formada por pelo menos um integrante de cada Circolo Trentino.

 

As inscrições dos participantes deverão ser feitas no Círculo Trentino ao qual o descendente está filiado, em Santa Catarina ou no Paraná.

 

O evento conta com o apoio especial da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil e patrocínio da Associação Trentini nel Mondo e é fruto de reuniões dos jovens em encontros passados como os ocorridos em Bento Gonçalves – RS e Gaspar – SC.