Comunidade italiana do Vale do Itapocú recepciona cônsul Festa na Chiesetta Alpina e celebra 140 anos da imigração

0
182

Acomunidade do Vale do Itapocú recebeu, domingo (26/11) final da tarde, a primeira visita do cônsul geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa. O encontro aconteceu nas dependências da Chiesetta Alpina, construída em Jaraguá do Sul-SC, no alto do morro Boa Vista, em homenagem à fé dos imigrantes e dedicada ao Papa João Paulo I.

A recepção foi capitaneada pelo prefeito Antídio Aleixo Lunelli, de Jaraguá, que falou em nome dos prefeitos da região, também presentes, e contou com a participação do Coro Municipal de Jaraguá, que executou, além dos hinos do Brasil e da Itália, três outras músicas, entre elas o hino da própria Chiesetta e o “Va Pensiero”, de Giuseppe Verdi.

Na oportunidade falaram, além de Lunelli, o secretário de Saúde do governo estadual, Vicente Caropreso, representando o Comites – ‘Comitado degli Italiani all’Estero’, os empresários Vicente Donini – pelo comitê de construção da Chiesetta – e seu filho, Giuliano Donini (presidente da Associação Comercial) e o próprio cônsul Raffaele Festa, agradecendo as homenagens de que foi alvo e tendo como tônica de seu discurso a difusão da cultura e da língua italianas.

O encontro terminou no salão de eventos do monumento que, recentemente transformado em Instituto, já é o segundo lugar de visitação turística de Jaraguá do Sul, com um churrasco oferecido pessoalmente pelo prefeito da cidade, elaborado pelas senhoras da seção local da Associação “Bellunesi nel Mondo” e do Círculo Trentino.

Na manhã de domingo, o cônsul Festa esteve no interior do município de Massaranduba, para participar dos atos em comemoração aos 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos na região, integrantes da então Colônia Luiz Alves. Missa, celebrada pelo Padre Luiz Bazzanella, e almoço aconteceram na igreja e salão paroquial da comunidade Sagrada Família, do Braço Direito.

Uma delegação italiana da província de Belluno, chefiada por Luca Luchetta, que se encontra na região desde o dia 23, também participou das comemorações, que teve a participação de grupos corais de Guaramirim e São Bento do Sul.