Cozinha italiana: No mundo inteiro, Itália promove eventos ligados à produção e transformação alimentar

0
180
Reprodução de um dos cartazes promocionais do evento mundial.

Teve início ontem, e vai até o dia 27 próximo, a II Semana da Cozinha Italiana no Mundo – uma promoção global do governo italiano através dos Ministérios das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, das Políticas Agrícolas, da Educação e do Desenvolvimento Econômico. Em cada circunscrição consular são realizados eventos ligados ao mundo da produção e da transformação alimentar.

“O extraordinário gosto italiano”, é o subtítulo, em inglês, da promoção. Em Curitiba, por exemplo, o Consulado Geral da Itália está promovendo, em parceria com diversas entidades, a “Semana Enogastronômica”, tendo por palco o Restaurante Escola do Senac, com cardápios elaborados pelos chefs Luca Zitelli e Dudu Sperandio, com harmonização a cargo do sommelier Vincenzo Cortese.

Em Belo Horizonte, segundo divulga o consulado em seu site, acontecem um festival gastronômico dos restaurantes [com o selo] ‘Ospitalità Italiana’ e uma degustação de vinhos, pães e azeites italianos “para um grupo seleto de formadores de opinião, membros da comunidade italiana e mídia local”. “A experiência enogastronômica, conduzida pelo sommelier Renato Costa, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Minas Gerais, e pela gastrônoma italiana Nella Cerino, especialista pela Universidade de Ciências Gastronômicas de Polenzo (Itália), é uma combinação dos marcantes sabores e aromas da cozinha da Itália”, postou o consulado italiano em Minas Gerais.

No Rio de Janeiro, os eventos da Semana da Cozinha Italiana são desenvolvidos pelo consulado em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, e vão até o dia 30 de novembro “com a presença de renomados Chefs italianos como Nello Cassesse (Copacabana Palace), Paolo Lavezzini (Fasano), Renato Ialenti (Ulivo) e Michele Petenzi (Borgo del Conte), que irão preparar refeições a preços especiais”. Segundo o site do consulado, “teremos também o prazer de ter conosco o Chef italiano Emmanuele Cucchi, co-fundador do SambaCooking, canal de vídeos na Internet sobre educação gastronômica e primeiro curso de gastronomia italiana online do Brasil. O Chef convidado possui mais de 100 mil seguidores nas redes sociais”. O local dos eventos,com ingressos à venda, é o Terraço Belvedere.

Segundo divulga o governo italiano “a análise dos resultados da primeira edição indica que foram realizados 1.395 eventos em 108 países no exterior”, o que constituiu, segundo a mesma fonte, “um sucesso excepcional na promoção da cozinha italiana e dos produtos ‘made in Italy”.