O novo produto, chamado de Smart Router, permite que o condutor transite pela cidade com a ajuda de um mapa que, através de sinais obtidos via satélite, indica o melhor caminho ao destino
u SÃO PAULO – SP – A divisão Eletrônica da Magneti Marelli apresenta de forma pioneira seu sistema de telemática – batizado pela empresa de Smart Router – que trabalha com GPS (Global Positioning System) veicular para traçar rotas e opções de caminho e facilitar a vida dos condutores de veículos, além de integrar diversos outros recursos como telefone inteligente com viva voz, sistema de rastreamento, chamadas de emergência ligadas ao air bag, entre outros. O produto foi desenvolvido pela Magneti Marelli Eletrônica da Europa, há alguns anos e, em parceria com a unidade instalada no Brasil, adaptado para as condições do País e aplicado em protótipos brasileiros para testes e apresentação às principais montadoras.
Desde setembro de 2004 os engenheiros da Magneti Marelli Eletrônica vêem trabalhando para tornar possível a “tropicalização” do produto existente na Europa há dez anos. O conceito é simples: com o Smart Router, o condutor do veículo poderá chegar mais facilmente ao seu local de destino, seguindo as direções indicadas em um mapa, visível em um monitor de cristal líquido no painel de bordo do carro. Caso o mesmo saia da rota acessando uma rua errada, o sistema imediatamente recalcula o percurso indicando ao motorista o novo caminho. Basta o condutor informar seu local de destino no teclado apropriado que o novo sistema indicará as coordenadas, traçando a rota de acordo com os critérios estabelecidos – o motorista pode escolher entre rota mais rápida ou mais curta – e orientando o caminho a ser percorrido por um sistema de voz.
A principal diferença entre o novo sistema e a tecnologia existente hoje – que possibilita utilizar mapas de navegação através de um palm top por GPS -, é que, além de o sistema estar integrado ao painel do carro, o veículo é equipado com sensores nas rodas, que auxiliam na identificação da rota e evitam que o sistema cesse a indicação do caminho em caso de perda de sinal com o satélite. Além disso, as funções de áudio, celular e comando de voz podem ser facilmente integradas ao sistema, dependendo do modelo do veículo e do público que a montadora pretende atingir.
“Estamos trazendo para o Brasil de forma pioneira uma tecnologia de última geração, na qual temos know how de 10 anos em outros países do mundo. Nossa expectativa é liderar o mercado nacional neste segmento, oferecendo sistemas com variadas configurações que atendam a necessidade do mercado brasileiro e proporcionem mais conforto e segurança aos veículos de passeio e mais agilidade e eficácia aos veículos de serviço”, aposta Alberto Gerardi, diretor geral da Magneti Marelli Eletrônica.
A nova tecnologia já foi apresentada às principais montadoras do país e estará disponível para aplicação em 2006. O produto recebe anualmente investimentos da ordem de US$ 25 milhões no mundo e visa, a princípio, equipar os automóveis de médio e alto padrão, além de garantir mais segurança para motoristas e passageiros. No futuro, porém, Gerardi acredita que o Smart Router possa ser direcionado também para veículos de entrada do mercado e também de serviços, facilitando o trabalho dos motoristas que percorrem a cidade fazendo entregas. “O carro com telemática será como os carros equipados com ar-condicionado. Antigamente era considerado luxo, mas hoje já houve a popularização deste equipamento”, comenta.
Atualmente o protótipo do navegador conta com o mapeamento das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A área mapeada de todo o país, no entanto, deverá estar disponível em aproximadamente três anos.
Magneti Marelli Eletrônica
A unidade Eletrônica do Grupo Magneti Marelli é responsável pelo desenvolvimento de painéis de instrumentos, sistemas de gerenciamento de iluminação interna, controle eletrônico de portas (módulos porta), diversas placas eletrônicas para habitáculos, computadores de bordo, sistemas de telemática e navegação por satélite via GPS. Os últimos lançamentos da unidade foram os body computers do Fiat Idea e os painéis de instrumentos do Idea, Fox Europa, Fox Brasil e Gol GIV.
É líder de mercado na Itália e na França e, no Brasil, fornece seus produtos para 44% do mercado de painéis de instrumentos, produzindo perto de 1 milhão de peças por ano. Nos segmentos de telemática e módulos eletrônicos representa, respectivamente, 28% e 25% do mercado mundial.
A planta está localizada em Hortolândia, no interior de São Paulo, e conta com cerca de 300 colaboradores. Seus principais clientes são Fiat, Volkswagen, PSA, Renault, Mercedes Benz e Iveco, mas a empresa também pretende fornecer seus produtos para novos clientes, como General Motors e Ford.
Fechou 2004 com R$ 96 milhões de faturamento e pretende aumentar esse número em 2005, chegando a R$ 122 milhões.