Caminhões do Natal Solidário partem dia 12 para beneficiar 1.092 famílias carentes de Ponto dos Volantes (MG), que sofrem falta de água, esgoto e com doenças ligadas à miséria

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u BELO HORIZONTE – MG – No próximo dia 12 de novembro, 29 voluntários da Teksid do Brasil, fundição do Grupo Fiat, embarcam para o Vale do Jequitinhonha (MG) com cerca de 70 toneladas de alimentos, remédios, roupas, brinquedos e material escolar na sexta edição da Campanha Natal Solidário. A cidade atendida pelo programa este ano será Ponto dos Volantes, a 650 km de Belo Horizonte, onde foram identificadas e cadastradas, com apoio da administração municipal, 1.092 famílias que vivem em situação de risco, sem acesso à energia elétrica, água encanada, esgoto, calçamento, com problemas de desnutrição infantil e outras doenças ligadas à miséria.

Ponto dos Volantes tem o segundo mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano do Vale do Jequitinhonha (IDH 0.595), contando apenas com dois postos e um centro de saúde municipais para atender os seus 11.349 habitantes, que vivem em sua maioria nas comunidades rurais. A coordenadora da campanha, Eliane Silva, conta que Ponto dos Volantes foi escolhida devido às condições de vida das famílias serem muito precárias.

Na cidade, as casas são muito pequenas, em geral, de pau-a-pique, chão batido e telhado de ripas. É comum viverem até três famílias sob o mesmo teto, dividindo os poucos recursos disponíveis.

Em geral, crianças de Ponto dos Volantes, apesar de possuírem roupas, passam a maior parte do tempo sem elas, o que, junto com a falta de rede de esgoto, agravam as condições de higiene e ampliam o risco de doenças.

Os voluntários da Teksid, durante os dias 14, 15 e 16, irão distribuir cestas básicas – duas por família cadastrada, o dobro dos anos anteriores -, realizar palestras sobre atenção à saúde e prevenção de doenças, distribuir medicamentos contra verminose, dar orientações médicas além de distribuir kits de escovação de dentes. As crianças em idade escolar irão receber um kit composto por uma mochila, dois cadernos brochurão, dois lápis, duas borrachas, uma caixa de lápis de cor, uma régua e uma caneta, bem como brinquedos e chinelos de dedo.

Fazem parte da equipe que participa do Natal Solidário 2005 uma médica e dois enfermeiros, que farão orientação básica de saúde à população, bem como a distribuição de cartilhas sobre alimentação, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis. Dos 33 integrantes da equipe, 29 são funcionários da Teksid do Brasil que atuam de forma voluntária e passam a maior parte do ano mobilizadas no trabalho social. “Principalmente as pessoas que já foram ao Jequitinhonha. Elas aguardam a campanha do ano seguinte. Mesmo os funcionários de menor poder aquisitivo se unem para poder ajudar”, observa Eliane Silva.

Desde sua primeira edição, em 2001 – quando foram realizadas duas campanhas – já foram entregues na Campanha Natal Solidário da Teksid do Brasil mais de 390 toneladas de alimentos, brinquedos, chinelos, medicamentos e outros recursos básicos para cerca de 16 mil famílias do Vale do Jequitinhonha.