Foi uma noite toda Maie (Movimento Associativo Italiani all’Estero) a de 6 de setembro, na sede do Círculo Italiano de São Paulo. Com a presença do fundador e ex-senador Ricardo Merlo, o movimento político político fez festa para os dois candidatos ítalo-brasileiros ao Parlamento italiano – Luciana Laspro e Luis Molossi, que estão em campanha, ao lado de outros seis candidatos concorrentes pelo Brasil.
A festa teve música, bom vinho e alguns discursos no momento em que envelopes eleitorais já começam a chegar na casa dos eleitores (eles devem ser devolvidos aos consulados o quanto antes). Alguns dos discursos foram bastante críticos em relação à atuação de alguns ex-parlamentares do Brasil.
Merlo criticou acremente o ex-deputado e ex-senador Fausto Longo (PSI/PD) e também o deputado Luis Roberto Lorenzato (Lega), enquanto perguntou: por qual motivo o PD – Partido Democrático não fez do ex-deputado e ex-senador Fabio Porta, em sua longa representação parlamentar, o subsecretário para os italianos no mundo?
Segundo repete Merlo, é porque, diferentemente do Maie, os candidatos vinculados a grandes partidos italianos são meros “peones”, e não contam quando se trata de defender os interesses dos italianos no mundo. Segundo ele, é preciso haver uma mudança na representação dos italo-brasileiros, e isso seria obtido elegendo os dois únicos candidatos do Maie para todo o Brasil – Luciana Laspro para o Senado, e Luis Molossi para a Câmara.
Veja também:
Além de Merlo, falaram na oportunidade um dos coordenadores do Maie no Brasil, Daniel Taddone (que rejeitou a velha tese segundo a qual o partido estaria usando o eleitorado ítalo-brasileiro para eleger ítalo-argentinos) e os dois candidatos.
Em entrevista logo após o evento, Merlo repetiu algumas das críticas realizadas no discurso e disse que a coligação de centro-direita, que está prometendo a volta do Ministério para os Italianos no Mundo só irá cumprir a promessa caso precise de alguns votos para “desempatar o jogo”. Aí, segundo Merlo, haveria real chance de o Maie retornar ao governo. Nessa hipótese, ele não descarta inclusive a possibilidade de o Maie comandar o prometido ministério.
Dentre os presentes, destacavam-se Bruno Ghiotto, Daniel Pavarin, Tiago Colombini, Rodrigo Mauro, Maurício Chiosini Baggio, Antônio Carlos Delben e Daniel Perseguim de Oliveira , todos conselheiros do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero de São Paulo, colegas da candidata Luciana Laspro, também conselheira reeleita ano passado. A revista Insieme, convidada, cobriu o evento com transmissão parcial ao vivo, que pode ser vista na íntegra clicando aqui, além do vídeo que acompanha esta matéria.